Saúde da Mulher

10 Sintomas de Infecção Urinária

infecção urinaria

A dor para urinar, chamada disúria, é o sintoma mais comum de infecção do trato urinário. Mas há vários outros.

sintomas infeccao urinaria

 

A infecção urinária é um termo amplo usado para descrever a infecção de alguma estrutura do sistema urinário. A infecção do trato urinário pode envolver rins, bexiga ou uretra, e geralmente é causada por bactérias.

Existem três tipos de infecção do trato urinário, que são classificados da seguinte forma:

  • Quando a infecção afeta os rins, o paciente apresenta uma imagem chamada pielonefrite.
  • Quando a infecção afeta a bexiga, o paciente apresenta uma imagem chamada cistite.
  • Quando a infecção afeta a uretra, o paciente apresenta uma imagem chamada uretrite.

 

10 Sintomas: Infecção Urinária

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre os sintomas da infecção do trato urinário, seja cistite, uretrite ou pielonefrite.

1. Dor ao urinar (disúria)
→ Origem provável: uretra ou bexiga

A dor para urinar, chamada disúria, pode ser o sintoma mais comum de infecção do trato urinário. A disuria é um termo que abrange diferentes queixas durante a micção, como dor, queimação, desconforto ou sensação de peso na bexiga.

A desurina é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, possivelmente ocorrendo na pielonefrite. É causada pela irritação da bexiga e da uretra, causada pela infecção.

Nas mulheres, as infecções ginecológicas também podem causar disúria, quer pela inflamação na entrada da uretra, quer pela dor do contato da urina ácida com a vulva inflamada. Devemos pensar em uma infecção ginecológica e não na infecção do trato urinário, desde que haja disúria com descarga vaginal

2. Sangue na urina (hematúria)
→ Origem provável: uretra, bexiga ou rins

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria. O sangue na urina é o sinal de infecção urinária que mais assusta os pacientes, mas geralmente não é sinal de seriedade. A hematúria pode ser macroscópica, quando é facilmente observada na urina, ou microscópica, quando é detectada apenas por testes laboratoriais.

A presença de sangue na urina é um sintoma comum na cistite, mas também pode ocorrer em pielonefrite ou uretrite. Além da disúria, a presença de sangue surge da irritação da bexiga e da uretra.

3. Febre
→ Origem provável: rins

Quando você pensa em infecção, a febre é sempre um dos sinais que vem à mente. Na infecção do trato urinário, no entanto, a febre geralmente só ocorre em casos de pielonefrite. A cistite geralmente não causa febre e, quando o faz, geralmente está abaixo de 38ºC. A febre também não é comum na uretrite, exceto nos casos mais severos, onde há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.

Na pielonefrite, a febre geralmente é alta, maior que 38ºC, e freqüentemente é acompanhada de tremores. Alta febre é o sinal que normalmente diferencia a pielonefrite das outras causas de infecção do trato urinário.

4. Vontade de urinar constante
→ Origem provável: uretra ou bexiga

Sentir a necessidade de urinar em todos os momentos também é um sintoma comum de cistite e é chamado de poliúria. O paciente sente vontade de urinar freqüentemente. No entanto, o volume de urina em cada micção é pequeno. Muitas vezes, há um sentimento de esvaziamento incompleto da bexiga; Parece que ainda há urina, mas ela simplesmente não sai. Na verdade, a bexiga está vazia, mas, como está irritada, o paciente tem a falsa impressão de que precisa urinar.

5. Descarga uretral
→ Origem provável: uretra

A descarga de pus através da uretra é um sinal típico de uretrite, quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. A secreção uretral é frequentemente acompanhada de disúria.

Tanto a cistite quanto a pielonefrite causam secreção uretral, sendo este um sintoma típico de infecção uretral. Em mulheres com uretrite, a secreção uretral também pode ser acompanhada de descarga vaginal. Infecções como gonorreia e clamídia podem causar inflamação da vagina e da uretra.

 

infeccao urinaria prevencao

6. Tonturas e vômitos
→ Origem provável: rins

Tonturas e vômitos são sintomas comuns em pielonefrite e geralmente aparecem junto com febre. A cistite pode causar desconforto, mas geralmente não causa vômitos. A perda de apetite também é comum na pielonefrite. Além de febre, náuseas e vômitos geralmente surgem apenas na uretrite em casos de doença mais avançada.

7. Dor lombar
→ Origem provável: rins

A dor lombar, geralmente mais intensa de um lado, é outro sintoma comum de pielonefrite. Na verdade, existem poucas doenças que faz o rim doer; A pielonefrite é uma delas. A cistite também pode causar dor lombar leve, mas geralmente é menos grave do que na pielonefrite.

8. Mau cheiro na urina
→ Origem provável: bexiga ou uretra

Uma urina mal cheirosa pode ser um sinal de bactérias na urina, que pode ser cistite ou uretrite. No entanto, na maioria dos casos, a causa do mau cheiro é apenas urina muito concentrada. A ureia, uma substância presente em grandes quantidades na urina, é a causa do odor característico da urina. Se a urina é pouco diluída, o cheiro da ureia torna-se mais perceptível.

9. Desorientação e mudanças no estado de consciência
→ Origem provável: rins

A pielonefrite é um caso potencialmente grave, que pode levar a uma infecção generalizada. Se não for reconhecido e tratado a tempo, o paciente pode começar a apresentar sinais neurológicos, como desorientação, prostração e até mesmo redução do nível de consciência.

Os idosos são a população que mais apresenta este tipo de sintomas durante uma infecção do trato urinário. Muitas vezes, não há febre ou outros sintomas, sendo a alteração neurológica a única pista de infecção em andamento.

10. Perda involuntária de urina
→ Origem provável: bexiga

Além do constante desejo de urinar, o paciente com infecção da bexiga pode ter dificuldade em reter a urina. O indivíduo sente urinar, mas não chega a tempo ao banheiro, perdendo urina involuntariamente. Este sinal é chamado de urgência urinária e é muito comum em crianças e idosos.

Vídeo explicativo do Bem Estar

Resumo dos sintomas da infecção do trato urinário e sua origem:

PRINCIPAIS SINTOMAS DA CISTITE:

  • Queimando, dor ou desconforto ao urinar.
  • Sangue na urina.
  • Um desejo constante de urinar, mesmo com uma bexiga vazia (ou quase vazia).
  • Sensação de peso na bexiga.
  • Emergência urinária (não é capaz de manter a urina até chegar ao banheiro).

PRINCIPAIS SINTOMAS DE PIELONEFRITIS (DOR NOS RINS):

  • Febre alta.
  • Arrepios.
  • Tonturas e vômitos.
  • Dor lombar.
  • Prostração
  • Desorientação (mais comum nos idosos).
  • Sangue na urina.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA URETRITE:

  • Descarga purulenta da uretra.
  • Queimando quando urina.
  • Sangue no sêmen.
  • Desconforto nos órgãos genitais.
  • Dor durante a relação sexual
  • Sangue na urina.

 

sintomas de infeccao urinaria

Prevenção Infecção Urinária

Você pode tomar as seguintes medidas para reduzir o risco de infecção do trato urinário:

Beba muitos fluidos, especialmente água. A água potável ajuda a diluir a urina e assegura-se de urinar com mais freqüência, o que permite que as bactérias sejam expulsas do trato urinário antes que a infecção possa começar.

Beba suco de cranberries (Oxicoco). Embora os estudos não sejam conclusivos sobre as propriedades do suco de cranberry para prevenir infecções do trato urinário, provavelmente não é prejudicial.

 

cuidados infecção urinária prevençãoLimpe de frente para trás. Fazê-lo dessa maneira depois de urinar e evacuar os intestinos ajuda a evitar que bactérias na região anal se espalhem para a vagina e a uretra.

Esvazie sua bexiga pouco depois de ter relações sexuais. Também beba um copo cheio de água para ajudar a expulsar as bactérias.

Evite usar produtos femininos potencialmente irritantes. O uso de desodorantes de aerossóis ou outros produtos femininos na área genital podem irritar a uretra.

Mude seu método contraceptivo. Diafragmas ou conservantes sem lubrificante ou com espermicida podem contribuir para o crescimento de bactérias.

E claro, além das dicas, visite seu médico com regularidade ou ao apresentar quaisquer sintomas citados.

Resumo
10 Sintomas de Infecção Urinária
Nome do Artigo
10 Sintomas de Infecção Urinária
Descrição
A infecção urinária é um termo amplo usado para descrever a infecção de alguma estrutura do sistema urinário. A infecção do trato urinário pode envolver rins, bexiga ou uretra, e geralmente é causada por bactérias.
Autor
Por
CPR
Logo