Empreendedorismo Feminino, Redação

Como Se Vestir Para Uma Entrevista de Emprego

roupas para entrevista de emprego

O escritor irlandês Óscar Wilde deixou uma frase para a história: “nunca há uma segunda chance de fazer uma boa primeira impressão”, esta máxima se aplica à vida em geral, mas torna-se mais relevante no campo profissional, porque a imagem é o ponto de partida ou de despedida entre pessoas que geralmente têm um contato fugaz, seja no momento de fazer negócios ou em um processo de seleção de pessoal de qualquer organização, apenas para exemplificar dois cenários-chave em que a aparência desempenha um papel vital.

E a imagem não é apenas a forma como nos vemos, mas também como nos projetamos no mundo. Neste sentido, outros aspectos importantes começam a aparecer  no mesmo campo que a atitude, a maneira de falar, os gestos e tudo relacionado à linguagem não verbal . No entanto, vamos nos concentrar em um tópico específico, levando em conta um ditado mais autêntico: “tudo entra nos olhos”, então queremos dar-lhe algumas respostas para uma pergunta que você certamente continuará se perguntando: como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se pentear para uma entrevista de emprego?

Como o óbvio acaba sendo invisível, vale a pena lembrar a importância de ter cabelos limpos, esperançosamente lavados no mesmo dia. Use-o de forma natural, bem penteado e solto o mais longe possível. Evite penteados recarregados, como arcos e tranças.

Maquiagem

Tente manter um equilíbrio em que você não veja muita maquiagem, mas não deixe exposta suas imperfeições faciais. Uma maquiagem natural e conservadora será a melhor opção.

Vestido

As melhores opções para as mulheres são os ternos de saia, de preferência até o joelho, e as calças, as cores escuras nessas roupas lhe trarão sobriedade e elegância e a tranquilidade e delicadeza, ambas podem ser acompanhadas por jaquetas. Se você vai usar uma blusa, espero que seja uma única cor que contrasta com as outras peças. Evite decotes, roupas apertadas e transparências.

Sapatos

Usar sapatos muito altos pode jogar contra você, porque você estará mais preocupada em não cair do que fazer a própria entrevista, não exagere com o calcanhar. Tente usar sapatos escuros e fechados, a sobriedade sempre será a melhor opção.

Acessórios

Neste item, “menos é mais” também se aplica perfeitamente, não ultrapasse o número de anéis e correntes. Se você tiver algum aparente, é aconselhável removê-lo, muitas empresas ainda são conservadoras com esse tipo de coisa.

Jennifer Medeiros, gerente de aquisição de talentos de Rodan + Fields dá algumas dicas

Um grande número de departamentos na companhia de Medeiros são muito relaxados em relação à roupa no trabalho. Na verdade, algumas pessoas vão às entrevistas em calças de ganga, diz ele.

“Eu vi pessoas entrarem em um terno e gravata para a entrevista e, com honestidade, sempre deixam uma boa impressão no time de que a pessoa estava disposta a dar uma força extra”, diz Medeiros.

“Nunca foi um impacto negativo, não desencorajaria alguém que desejasse se vestir formalmente para uma entrevista, ao contrário, eu desencorajaria quem quer se vestir mais informal porque sempre há mais opções para julgamentos errados nesse caso”.

Outras considerações para entrevista de emprego

É aconselhável ir a uma manicure ou, pelo menos, com unhas bem preparadas, cores e desenhos muito marcantes não são os mais apropriados para esta ocasião. O uso de perfumes também é um tema de debate no qual é melhor estar à margem, se você vai usar uma fragrância muito sutil e imperceptível, é melhor do que um “cheguei chegando”. Tudo o que roubar a atenção ou o que pode distrair o entrevistador deve ser evitado. Deixe ser lembrada por como pode ajudar a empresa crescer e não por um corpo muito aparente, um perfume enjoativo, etc.

Ir bem em arrumada a uma entrevista, é um sinal de respeito com a empresa e com o entrevistador, embora isso não lhe assegure que irá ser contratada, mas aumenta suas possibilidades. Estudar a imagem e a identidade da empresa pode lhe dar um vislumbre de como se vestir, então é uma boa estratégia antes de escolher seu estilo. Evite cair em erros básicos.

Esperamos que com esta explicação seja claro para você como se vestir em entrevista de emprego e ser bem sucedido no próximo.